A música nos palcos<br> 25 de Abril e 1º de Maio
Anti-Clokwise
Com mais de uma década de carreira e três álbuns de originais editados, para além da participação em diversas compilações, os Anti-Clockwise são já um valor seguro no panorama musical.
«No One To Follow», de 2007, é o último trabalho de uma das mais bem sucedidas bandas punk portuguesas.
Blasted Mechanism com António Chaínho e Kumpania Algazarra
Os singulares Blasted Mechanism regressam à Festa do Avante! pujantes de energia e a viverem ainda o sucesso alcançado pelo seu último trabalho de originais, «Sound in Light». Com os Blasted actuam António Chainho e os Kumpania Algazarra, que participam igualmente em «Sound in Light».
Blind Zero
Miguel Guedes, Vasco Espinheira, Pedro Guedes, Nuno Espinheira, Miguel Ferreira e Pedro Vidal compoêm os Blind Zero, formação distinguida, em 2003, pela MTV, com o Best Portuguese Act e que desde então não tem parado de produzir rock de inegável qualidade.
Brigada Victor Jara e Manuel Freire
Num espectáculo de tributo a um dos maiores nomes da música de intervenção portuguesa, Adriano Correia de Oliveira, a Brigada Victor Jara convida para a o seu espectáculo na Festa do Avante! deste ano outro vulto da música de combate, Manuel Freire.
Carlos Barreto – «In Loko»
A estética do jazz, do rock e da electrónica, num diálogo transgressor e simultaneamente consensual, é a proposta que Carlos Barreto faz ao público da Festa. Neste desafio, faz-se acompanhar por músicos de projecção como Mario Delgado, José Salgueiro, João Moreira e Bernardo Sassetti.
Carlos Bica & Trio Azul com Frank Mobus e Jim Black
Carlos Bica & o seu Trio Azul contam com cerca de década e meia de vida e experiências dedicadas ao jazz, corrente que ajudaram a afirmar no nosso País com dedicação e inegável qualidade. Frank Mobus, na guitarra, e Jim Black, na bateria, colaboram desde longa data com a banda levando-a a explorar outras sonoridades.
Cristina Branco
Zeca Afonso vais estar novamente na Festa do Avante!, desta feita na voz de Cristina Branco. O regresso ao canto de intervenção «sem sentimentalismos mas também sem rodeios», como expressou a cantora, faz-se no momento em que Zeca, a sua convicção e a sua música, tanta falta fazem para despertar consciências.
Chicago Blues Harp All Stars (EUA)
Um tributo ao som dos blues de Chicago, por uma banda de gigantes da música norte-americana: o virtuoso da harmónica Steve Guyger, o ás do piano Anthony Geraci, o potente vocalista Nick Blue, o intenso guitarrista Otis Grand, apoiados por uma lendária secção rítmica. O Chicago Blues está vivo e bem de saúde.
Couple Coffee
«Com as tamanquinhas Zeca» é o segundo álbum do projecto brasileiro Couple Coffee. Neste disco, o grupo cria uma singular e original abordagem de José Afonso, recriando alguns dos seus temas de referência através de sonoridades ligadas à Bossa Nova, à Música Popular Brasileira ou ao Jazz.
Chullage
Artista respeitado no meio do hip-hop nacional, Chullage já deu provas da sua extraordinária qualidade, demonstrando já ser um mestre na arte do improviso. Chullage documenta a vida das ruas, de forma dura como a própria vida, estando a preparar o seu terceiro álbum.
Deolinda
Deolinda é um projecto musical nascido em 2006 a partir de 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), que procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular.
Fanfare Ciocarlia (Roménia) & convidados
Fanfare Ciocarlia é uma banda romena composta por trompetes, clarinetes e bombos e conhecida pelos seus ritmos intensos e tempos acelerados. Os Fanfare Ciocarlia convidam para este espectáculo Esma Redzepova (Macedónia), Jony Lliev (Bulgária), Kaloome (França) e Florentina Sandu (Roménia).
InCanto
InCanto estará pronto a encantar, com repertório adequado e com novas músicas da autoria de Luísa Amaro e peças clássicas. Para além da guitarrista, discípula e companheira de Carlos Paredes, InCanto conta ainda com Miguel Carvalhinho, Tiago Pereira, Gonçalo Lopes e Joana Grácio.
Jacinta
Jacinta é já um valor seguro do Jazz vocal nacional. Com formação clássica, Jacinta actuou lado a lado com grandes nomes da música contemporânea. Depois de Jacinta canta Brasil, onde interpretou canções de Tom Jobim e Djavan, a cantora apresenta-se com um espectáculo de homenagem a José Afonso.
Levellers (Irlanda)
Os Levellers surgiram em 1988 e desde aí não têm parado de espantar e agitar os seus fãs. Com as suas raízes bem assentes no folk punk, têm levado este género musical a um nível de excelência, atestado com numerosos discos a entrarem no Top 20 e um espectáculo ao vivo incomparável, devido à sua energia em palco.
Kora Sons
O grupo Kora Sons tem as suas raízes musicais no Brasil, na Guiné-Bissau e na Dinamarca. Ibrahima Galissá toca kora e é o incansável instigador do Kora Sons. O grupo é ainda composto pelo dinamarquês Madshoff e pelo brasileiro Aluísio Neves. Especial atenção para a cantora senegalesa Bineta Sock.
Noite de Fado
Noite de fado é um espectáculo que junta novos valores do fado e nomes consagrados deste género musical. Pelo palco passarão Ricardo Parreira e Fernando Alvim, Raquel Tavares, Chico Madureira, Aldina Duarte e Rosa Madeira.
Peste & Sida
Com um novo álbum, Cai no real, os Peste & Sida regressam com mais canções de intervenção em formato rock, solidificando o regresso anunciado com o anterior disco Tóxico. Os Peste & Sida são uma das mais importantes bandas nacionais e irão, uma vez mais, confirmá-lo na Festa do Avante!.
Quatro ao Sul
Formado por José Barros (Navegante), Rui Vaz e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa) e Pedro Mestre (Tocador e construtor de violas campaniças), dão corpo a este novo grupo que tem como base inicial o Cante Sul, mas alastrando por outros temas populares e tradicionais do Mediterrâneo Europeu.
Quarteto Matt Pavolka (EUA)
O quarteto do contrabaixista Matt Pavolka tem vindo a revelar-se um dos grupos mais interessantes e originais na área do novo jazz nova-iorquino, tendo integrado conjunturalmente alguns dos mais notáveis jovens músicos ligados a este movimento. Durante a última década, tem sido uma força vital na cena nova-iorquina.
Sam the Kid
Sam the Kid (nome artístico de Samuel Mira) é um dos responsáveis pela explosão do hip-hop nacional, ocorrida em 2001. O seu primeiro álbum foi gravado em casa, mas atingiu grande notoriedade no circuito nacional deste género musical. O seu novo álbum, Pratica(mente), lançado no ano passado, foi considerado pela crítica um dos melhores do ano.
Sexteto Mário Barreiros
Conceituado produtor português, Mário Barreiros vive a música em pleno nas diversas frentes. Baterista de renome, integrou desde cedo formações de Jazz assim como grupos de outros géneros musicais.
Em 2006, Mário Barreiros resolveu dedicar-se em pleno ao sexteto para se estrear agora em disco com «Dedadas».
Telectu com Han Bennick e Walter Pratti
O duo constituído por Jorge Lima Barreto e Vitor Rua regressa à Festa com mais dois convidados. Este ano, o baterista holandês Han Bennink e o compositor e intérprete Walter Pratti não deixarão indiferentes o público com as suas improvisações e mestria.
Tora Tora Big Band com Milton Gullis, André Cabaço e Kika Santos
A Tora Tora Big Band é um cocktail universal que reúne músicos de seis nacionalidades diferentes num poderoso naipe de metais e uma secção rítmica estrondosa, cruzando, entre outros géneros, o Jazz com a World Music. No concerto da Festa, a banda apresenta alguns dos músicos que participaram no seu último trabalho.
Toumani Diabate & Symmetric Orchestra (Mali)
A Symmetric Orchestra é, neste momento, uma das mais explosivas bandas do mundo com presenças garantidas nos maiores festivais de rock. Em palco estarão 14 músicos naquela que é a mais extraordinária orquestra afro-latina da actualidade. Toumani Diabaté venceu, no ano passado, o Grammy para a World Music.
TriVenção
Criando em 2001, na Guarda, o grupo TriVenção presta tributo à música portuguesa de intervenção. Na Festa do Avante!, o grupo apresentará o espectáculo «Recordar Zeca e Adriano Sempre». O concerto, afirma a banda, é imposto pela urgente necessidade de «re-acordar» para a música de carácter interventivo.
Sons da Fala
Este é um espectáculo de miscigenação em torno da expressão musical lusófona. Composto por 17 músicos, o Sons da Fala é uma festa apoteótica e um convite à dança. O grupo é composto pelos portugueses Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé e por Tito Paris, de Cabo Verde, Luanda Cozetti, do Brasil, Juka, de São Tomé e Príncipe, André Cabaço, de Moçambique, Guto Pires, da Guiné Bissau, e Don Quikkas, de Angola.
Zappa – Low Budget Research Kitchen
Este projecto é dedicado exclusivamente à música de Frank Zappa, cuja obra, para além de invulgarmente extensa e extraordinariamente multifacetada, possui ainda várias outras características que a tornam única no panorama musical da segunda metade do séc. XX. Composto por oito músicos de excelência, o projecto apresenta uma versão muito própria do universo musical zappiano.
Com mais de uma década de carreira e três álbuns de originais editados, para além da participação em diversas compilações, os Anti-Clockwise são já um valor seguro no panorama musical.
«No One To Follow», de 2007, é o último trabalho de uma das mais bem sucedidas bandas punk portuguesas.
Blasted Mechanism com António Chaínho e Kumpania Algazarra
Os singulares Blasted Mechanism regressam à Festa do Avante! pujantes de energia e a viverem ainda o sucesso alcançado pelo seu último trabalho de originais, «Sound in Light». Com os Blasted actuam António Chainho e os Kumpania Algazarra, que participam igualmente em «Sound in Light».
Blind Zero
Miguel Guedes, Vasco Espinheira, Pedro Guedes, Nuno Espinheira, Miguel Ferreira e Pedro Vidal compoêm os Blind Zero, formação distinguida, em 2003, pela MTV, com o Best Portuguese Act e que desde então não tem parado de produzir rock de inegável qualidade.
Brigada Victor Jara e Manuel Freire
Num espectáculo de tributo a um dos maiores nomes da música de intervenção portuguesa, Adriano Correia de Oliveira, a Brigada Victor Jara convida para a o seu espectáculo na Festa do Avante! deste ano outro vulto da música de combate, Manuel Freire.
Carlos Barreto – «In Loko»
A estética do jazz, do rock e da electrónica, num diálogo transgressor e simultaneamente consensual, é a proposta que Carlos Barreto faz ao público da Festa. Neste desafio, faz-se acompanhar por músicos de projecção como Mario Delgado, José Salgueiro, João Moreira e Bernardo Sassetti.
Carlos Bica & Trio Azul com Frank Mobus e Jim Black
Carlos Bica & o seu Trio Azul contam com cerca de década e meia de vida e experiências dedicadas ao jazz, corrente que ajudaram a afirmar no nosso País com dedicação e inegável qualidade. Frank Mobus, na guitarra, e Jim Black, na bateria, colaboram desde longa data com a banda levando-a a explorar outras sonoridades.
Cristina Branco
Zeca Afonso vais estar novamente na Festa do Avante!, desta feita na voz de Cristina Branco. O regresso ao canto de intervenção «sem sentimentalismos mas também sem rodeios», como expressou a cantora, faz-se no momento em que Zeca, a sua convicção e a sua música, tanta falta fazem para despertar consciências.
Chicago Blues Harp All Stars (EUA)
Um tributo ao som dos blues de Chicago, por uma banda de gigantes da música norte-americana: o virtuoso da harmónica Steve Guyger, o ás do piano Anthony Geraci, o potente vocalista Nick Blue, o intenso guitarrista Otis Grand, apoiados por uma lendária secção rítmica. O Chicago Blues está vivo e bem de saúde.
Couple Coffee
«Com as tamanquinhas Zeca» é o segundo álbum do projecto brasileiro Couple Coffee. Neste disco, o grupo cria uma singular e original abordagem de José Afonso, recriando alguns dos seus temas de referência através de sonoridades ligadas à Bossa Nova, à Música Popular Brasileira ou ao Jazz.
Chullage
Artista respeitado no meio do hip-hop nacional, Chullage já deu provas da sua extraordinária qualidade, demonstrando já ser um mestre na arte do improviso. Chullage documenta a vida das ruas, de forma dura como a própria vida, estando a preparar o seu terceiro álbum.
Deolinda
Deolinda é um projecto musical nascido em 2006 a partir de 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), que procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular.
Fanfare Ciocarlia (Roménia) & convidados
Fanfare Ciocarlia é uma banda romena composta por trompetes, clarinetes e bombos e conhecida pelos seus ritmos intensos e tempos acelerados. Os Fanfare Ciocarlia convidam para este espectáculo Esma Redzepova (Macedónia), Jony Lliev (Bulgária), Kaloome (França) e Florentina Sandu (Roménia).
InCanto
InCanto estará pronto a encantar, com repertório adequado e com novas músicas da autoria de Luísa Amaro e peças clássicas. Para além da guitarrista, discípula e companheira de Carlos Paredes, InCanto conta ainda com Miguel Carvalhinho, Tiago Pereira, Gonçalo Lopes e Joana Grácio.
Jacinta
Jacinta é já um valor seguro do Jazz vocal nacional. Com formação clássica, Jacinta actuou lado a lado com grandes nomes da música contemporânea. Depois de Jacinta canta Brasil, onde interpretou canções de Tom Jobim e Djavan, a cantora apresenta-se com um espectáculo de homenagem a José Afonso.
Levellers (Irlanda)
Os Levellers surgiram em 1988 e desde aí não têm parado de espantar e agitar os seus fãs. Com as suas raízes bem assentes no folk punk, têm levado este género musical a um nível de excelência, atestado com numerosos discos a entrarem no Top 20 e um espectáculo ao vivo incomparável, devido à sua energia em palco.
Kora Sons
O grupo Kora Sons tem as suas raízes musicais no Brasil, na Guiné-Bissau e na Dinamarca. Ibrahima Galissá toca kora e é o incansável instigador do Kora Sons. O grupo é ainda composto pelo dinamarquês Madshoff e pelo brasileiro Aluísio Neves. Especial atenção para a cantora senegalesa Bineta Sock.
Noite de Fado
Noite de fado é um espectáculo que junta novos valores do fado e nomes consagrados deste género musical. Pelo palco passarão Ricardo Parreira e Fernando Alvim, Raquel Tavares, Chico Madureira, Aldina Duarte e Rosa Madeira.
Peste & Sida
Com um novo álbum, Cai no real, os Peste & Sida regressam com mais canções de intervenção em formato rock, solidificando o regresso anunciado com o anterior disco Tóxico. Os Peste & Sida são uma das mais importantes bandas nacionais e irão, uma vez mais, confirmá-lo na Festa do Avante!.
Quatro ao Sul
Formado por José Barros (Navegante), Rui Vaz e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa) e Pedro Mestre (Tocador e construtor de violas campaniças), dão corpo a este novo grupo que tem como base inicial o Cante Sul, mas alastrando por outros temas populares e tradicionais do Mediterrâneo Europeu.
Quarteto Matt Pavolka (EUA)
O quarteto do contrabaixista Matt Pavolka tem vindo a revelar-se um dos grupos mais interessantes e originais na área do novo jazz nova-iorquino, tendo integrado conjunturalmente alguns dos mais notáveis jovens músicos ligados a este movimento. Durante a última década, tem sido uma força vital na cena nova-iorquina.
Sam the Kid
Sam the Kid (nome artístico de Samuel Mira) é um dos responsáveis pela explosão do hip-hop nacional, ocorrida em 2001. O seu primeiro álbum foi gravado em casa, mas atingiu grande notoriedade no circuito nacional deste género musical. O seu novo álbum, Pratica(mente), lançado no ano passado, foi considerado pela crítica um dos melhores do ano.
Sexteto Mário Barreiros
Conceituado produtor português, Mário Barreiros vive a música em pleno nas diversas frentes. Baterista de renome, integrou desde cedo formações de Jazz assim como grupos de outros géneros musicais.
Em 2006, Mário Barreiros resolveu dedicar-se em pleno ao sexteto para se estrear agora em disco com «Dedadas».
Telectu com Han Bennick e Walter Pratti
O duo constituído por Jorge Lima Barreto e Vitor Rua regressa à Festa com mais dois convidados. Este ano, o baterista holandês Han Bennink e o compositor e intérprete Walter Pratti não deixarão indiferentes o público com as suas improvisações e mestria.
Tora Tora Big Band com Milton Gullis, André Cabaço e Kika Santos
A Tora Tora Big Band é um cocktail universal que reúne músicos de seis nacionalidades diferentes num poderoso naipe de metais e uma secção rítmica estrondosa, cruzando, entre outros géneros, o Jazz com a World Music. No concerto da Festa, a banda apresenta alguns dos músicos que participaram no seu último trabalho.
Toumani Diabate & Symmetric Orchestra (Mali)
A Symmetric Orchestra é, neste momento, uma das mais explosivas bandas do mundo com presenças garantidas nos maiores festivais de rock. Em palco estarão 14 músicos naquela que é a mais extraordinária orquestra afro-latina da actualidade. Toumani Diabaté venceu, no ano passado, o Grammy para a World Music.
TriVenção
Criando em 2001, na Guarda, o grupo TriVenção presta tributo à música portuguesa de intervenção. Na Festa do Avante!, o grupo apresentará o espectáculo «Recordar Zeca e Adriano Sempre». O concerto, afirma a banda, é imposto pela urgente necessidade de «re-acordar» para a música de carácter interventivo.
Sons da Fala
Este é um espectáculo de miscigenação em torno da expressão musical lusófona. Composto por 17 músicos, o Sons da Fala é uma festa apoteótica e um convite à dança. O grupo é composto pelos portugueses Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé e por Tito Paris, de Cabo Verde, Luanda Cozetti, do Brasil, Juka, de São Tomé e Príncipe, André Cabaço, de Moçambique, Guto Pires, da Guiné Bissau, e Don Quikkas, de Angola.
Zappa – Low Budget Research Kitchen
Este projecto é dedicado exclusivamente à música de Frank Zappa, cuja obra, para além de invulgarmente extensa e extraordinariamente multifacetada, possui ainda várias outras características que a tornam única no panorama musical da segunda metade do séc. XX. Composto por oito músicos de excelência, o projecto apresenta uma versão muito própria do universo musical zappiano.